Smart Homes: Transforme sua Casa em um Lar Inteligente com Estas Dicas
Neste artigo vamos explorar o mundo das casas inteligentes e os assistentes de voz que existem para nos ajudar.
CASA INTELIGENTE
Willian Silva
10/27/20243 min read


A tecnologia está mudando a forma como vivemos, e as casas inteligentes (ou smart homes) são um dos maiores avanços dessa revolução. Aposto que você já pensou em ter uma casa automatizada, com dispositivos inteligentes que ajudem e tragam conforto para o seu dia a dia. As possibilidades são vastas quando se trata de casas inteligentes, mas neste artigo vou trazer algumas sugestões mais simples para quem quer começar e não sabe por onde. Vou passar alguns exemplos que eu mesmo utilizei na minha casa e que me ajudam no meu dia a dia.
1. Escolha um Assistente Virtual para Centralizar o Controle
Primeiro devemos escolher um assistente virtual, mesmo a maioria dos dispositivos inteligentes terem seus próprios aplicativos para controlá-los, ter um assistente virtual é bem interessante, principalmente para centralizar os comandos em apenas um lugar e também para poder fazer uso destes dispositivos sem a necessidade de usar o celular a todo momento.
Os assistentes virtuais mais conhecidos são os dispositivos da Amazon que vem com Alexa, e também temos os dispositivos do Google que vem com a assistente do Google embutida.
Neste quesito a Amazon sai na frente aqui no Brasil, com uma maior variedade de dispositivos, estes dispositivos têm uma grande variedade de preço, desde para quem quer começar e conhecer, para quem quer dispositivos mais caros e com maior gama de recursos.
Tanto os dispositivos do Google quanto da Amazon são excelentes para comandos por voz e você pode ver qual assistente de voz é o ideal para você. Aqui neste caso, vai do gosto de cada um.
2. Comece com Iluminação Inteligente
Creio que para quem está começando agora, o primeiro passo é usar uma iluminação inteligente, foi assim que comecei, quando comprei meu Alexa Echo Dot, já comprei junto minhas lâmpadas inteligentes, com elas e o assistente de voz, já conseguia criar rotinas para ligar e desligar as luzes em determinados horários e dias, isso é bem legal quando por exemplo você viaja e a casa vai ficar desocupada, então você pode colocar as luzes para ligar depois desligar em determinados horários, essas lâmpadas também podem ser configuradas para mudar de cor conforme o horário que você desejar. O único porém das lâmpadas é que o interruptor tem de estar sempre na posição ligado, então quando tem uma queda de energia por exemplo, quando a energia volta essas lâmpadas se acendem sozinhas, pois o interruptor está ligado. Por isso depois de uma reforma que fiz em casa optei por comprar interruptores inteligentes, estes interruptores são totalmente configuráveis e também podemos criar rotinas para eles, e eles tem a vantagem de em caso de queda de energia, você pode configurar no app da fabricante para que eles retornem desligados, ou no último estado que estava antes da queda. Eu agora tenho uma mescla, alguns cômodos ainda uso as lâmpadas, pois elas ainda estão funcionando bem e não faria sentido jogá-las fora, e em outros coloquei os interruptores, e assim comando todas as luzes da casa pela Alexa.
3. Invista em Segurança com Câmeras e Fechaduras Inteligentes
As fechaduras eletrônicas inteligentes também vem para nos ajudar no dia a dia. Hoje muitas pessoas já usam essas fechaduras inteligentes wi-fi, elas podem ser conectadas aos seus assistentes de voz e você pode criar rotinas para elas também, já pensou quando você já está na sua cama deitado prestes a dormir, e vem aquele pensamento: será que eu tranquei a porta? Com esse tipo de fechadura você não tem mais esse tipo de preocupação.
Outro item interessante para nossa casa inteligente são as câmeras inteligentes wi-fi, com elas você pode ter dispositivos em sua casa para poder aumentar a segurança da residência, sem quebradeiras, sem cabos espalhados por todos os lados.
4. Conclusão
Estes são apenas alguns exemplos de como você pode começar a fazer uma casa inteligente, mas lembrando que também podemos ter televisões inteligentes, mas se você não tem uma TV Smart, você também pode transformar sua TV mais antiga em uma SmartTV comprando dispositivos do tipo Fire TV Stick e desfrutar de um assistente de voz também.
Quando se trata de casa inteligente o céu é o limite, basta deixar a imaginação livre e se divertir.
Nesta matéria coloquei alguns links, que os deixarei abaixo, estes links os direcionam para o site oficial da Amazon e caso você compre utilizando algum destes links nós ganhamos uma pequena comissão.
Amazon Echo: https://amzn.to/3CapCWA
Google Nest: https://amzn.to/3AnHBs4
Lâmpadas Inteligentes: https://amzn.to/3YffV0A
Interruptores Inteligentes: https://amzn.to/4ffuIzP
Fechaduras Inteligentes: https://amzn.to/3YD25Xi
Câmeras Wi-fi: https://amzn.to/40hLF81
Televisores com Alexa: https://amzn.to/3ArGQhE
Fire TV Stick: https://amzn.to/4hkVic4
Link para compras em geral na Amazon:
Obrigado e até a próxima.